Pombos

A alta concentração de pombos em áreas urbanas tornou-se um problema de saúde pública. O acúmulo de fezes depositadas em edificações, calçadas, monumentos, torna sua limpeza uma tarefa de risco para pessoas leigas ou despreparadas, pois podem vincular uma série de doenças. Pelo menos 57 delas já foram descritas, entre as quais a salmonelose, toxoplasmose, histoplasmose e criptococose. A maioria das zoonoses é causada pelo contato com as fezes, mas podem ser originadas do contato com as penas ou de aves doentes, como piolhos e ácaros.

A Ikemata possui as mais variadas técnicas para o controle de pombos, como o uso de produtos, localização e boqueio do local onde as aves se reproduzem, além das mais diversas barreiras físicas para impedir a entrada de pombos em sua residência, condomínio ou empresa.

Morcegos

A presença de morcegos em edificações, principalmente de insetívoros, pode ocasionar acúmulo de fezes, causando odores desagradáveis e característicos, além de poder causar doenças como as citadas acima. As ações recomendadas para auxiliar na solução de problemas causados por morcegos em áreas urbanas envolvem um monitoramento constante e adequação das edificações para evitar os problemas decorrentes da instalação de colônias. A seguir, são sugeridas algumas medidas que podem auxiliar no controle e manejo de morcegos, aplicáveis nas diversas situações encontradas.

Vedação de aberturas

Quando não existirem morcegos no telhado, recomenda-se vedar todas as juntas de dilatação de prédios, espaços existentes entre telhas e parede, cumeeiras, pontos de luz, chaminés, bem como qualquer abertura no telhado que possa permitir a instalação de colônias. O revestimento de forros em alvenaria e colocação de vidros ou telas em portas nos porões, também é muito importante para evitar a queda de fezes para o interior do edifício.

Já existem no mercado telas especiais para vedar os espaços entre as telhas onduladas e o forro ou chapa de concreto. No entanto, a instalação dessas telas pode se tornar cara, dependendo da disponibilidade de recursos e do tamanho do telhado.

Removendo colônias

A Ikemata dispõe de procedimentos seguros e equipamentos para detectar a colônia de morcegos no forro do edifício ou em fendas de paredes, que são considerados um risco à saúde da comunidade, fazendo com que a colônia seja expulsa e com estes não retornem.

Limpeza dos ambientes após a remoção

Após a remoção das colônias é necessário realizar a limpeza do local. Ao limpar locais com acúmulo de fezes de morcegos é preciso tomar certos cuidados para evitar a contaminação, por isso a Ikemata utiliza solução desinfetante antes de remover as fezes destes animais, para evitar inalação de poeira contaminada. Uma atenção especial é dada para eliminação destes dejetos, embalando bem a sujeira removida, para evitar dispersão dos agentes patogênicos.